Programar exercita o raciocínio lógico

Hoje eu estava vendo as novidades nas redes sociais e encontrei um vídeo muito bacana postado pelo Fernando Martin. Vou adicionar este vídeo ao final desta conversa mas, basicamente, nos faz refletir a respeito de algo que já me peguei pensando por várias vezes. As pessoas que trabalham com linguagens de programação possuem uma velocidade de raciocínio lógico acima da média ajudando, inclusive, em outras atividades do dia-a-dia que não estão relacionadas à programação.

Hoje pode soar estranho porque muitas pessoas começam a enxergar a programação como uma carreira, assim como tantas outras existentes. Começam a fazer um curso aqui, outro lá e decidem seguir este caminho entrando para alguma faculdade de tecnologia. Muitos acabam desistindo no meio do caminho, enquanto que outros realmente se identificam com a profissão.

Faço uma analogia ao idioma inglês. Até pouco tempo atrás aprender um segundo idioma era quase que um hobby. Para poucos, uma necessidade. Hoje chegamos à conclusão de que aprender idiomas estrangeiros é tão essencial quanto aprender nosso idioma pátrio. Metodologias de ensino pregam, inclusive, que a melhor faixa etária para se aprender rapidamente idiomas está entre 12 e 14 anos. A ciência já comprova algo mais interessante ainda, onde a criança até 7 anos aprende idiomas com maior facilidade por estar relacionado à formação de uma determinada região do cérebro responsável pelo aprendizado do nosso idioma primário, mas que este período pode, e deve, ser usado para a criança aprender outros idiomas. Ou seja, chegamos à conclusão de que quanto antes o indivíduo tiver contato com novas experiências, mais rapidamente será a absorção deste conteúdo e, consequentemente, o desenvolvimento destas habilidades.

Assim enxergo a elaboração de programas para computadores. Fazer um programa computacional é nada mais do que alfabetizar o objeto mais burro que já criamos: o computador.

Ensinar uma lógica ao computador, significa que somos capazes de sintetizar um determinado conhecimento de negócios e transferir esta informação a ele através de uma linguagem de programação, ou seja, nós somos donos deste pensamento lógico. É como se você conseguisse conversar em mandarin. Entenda a linguagem de programação como sendo um idioma entendido pelo computador.

Desde pequenos aprendemos a nos programarmos através das atividades mais simples como levantar 6:00h para tomar banho, colocar uma roupa, se alimentar e estar pronto para chegar à escola dentro do horário. Desde pequenos aprendemos a nos programarmos com lógicas bem simples, mas que não passam de uma rotina previamente estabelecida, programada.

Quando aprendemos a lidar com uma sequencia de eventos e precisamos ordená-los de uma maneira melhor para atingir um objetivo, estamos exercendo nosso raciocínio lógico. Estamos aprendendo a programar.

Assim como os idiomas, imaginem se cada ser humano começasse a exercitar seu raciocínio desde criança, junto com os idiomas. Nada absurdo, afinal, ainda é uma criança e defendo que crianças precisam ter atividades de crianças. Mas imaginem se ensinarmos, em nossas escolas, a criança a exercitar sua lógica de uma maneira mais objetiva. Inserir nas escolas de ensino médio disciplinas que continuem a desenvolver esta habilidade de codificar para criar uma sequencia de eventos. Certamente os adolecentes teriam uma formação mais completa, pois o raciocínio lógico facilita todas as outras atividades, desde a mais cotidiana até a mais complexa, principalmente no que diz respeito à tomada de decisões.

Acredito fortemente que não só é uma grande tendência, como será a realidade em um futuro muito próximo. A cada década exige-se mais do ser humano porque é possível crescer cada vez mais. Quem sabe assim conseguiremos utilizar os 70% do nosso cérebro que permanece ocioso!

Quando vejo um programa feito por mim funcionando completamente, sinto uma realização gigantesca. Uma sensação de que somos capazes de transformar o abstrato e intangível em algo útil para muitas pessoas e que aquele pedacinho de lógica ganhou vida. Realmente é como o vídeo diz: somos os magos do futuro.

Magos do futuro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s