Arquivos no Windows Phone

Tenho respondido muitas reclamações no fórum da Microsoft a respeito da falta de um gerenciador de arquivos no Windows Phone (sistema operacional para smartphones) e, também, da falta de um mecanismo para trabalhar com arquivos compactados.

O que temos que entender, em primeiro lugar, é que a Microsoft repensou conceitos antes de criar um sistema operacional para smartphones e tablets para que qualquer pessoa tivesse condições de utilizar sem a necessidade de um prévio conhecimento em informática. Uma pessoa que possa, simplesmente, receber um e-mail e abrir os arquivos sem se preocupar com o tipo de arquivo, onde ele irá abrir, onde ele irá guardar. Não precisa saber como criar uma pasta e nem mesmo pensar em um tipo de organização. Não precisa saber onde vai descompactar os arquivos ou até mesmo se tem um aplicativo para fazer isto. O Windows Phone faz com que estas coisas sejam transparentes. É isto que vou explicar para você aqui. Vamos lá…

O Windows que conhecemos já utilizava o conceito de bibliotecas, lembra-se?

Bibliotecas de Arquivos

Bibliotecas de Arquivos

Desta maneira, quando você gera algum vídeo, recebe músicas ou fotos sem informar o local a serem gravados, o Windows identifica o tipo de arquivo e grava na biblioteca a que pertence. Isso era o suficiente para manter o mínimo de organização sem que o usuário tivesse o conhecimento sobre tipos de arquivos e gerenciamento de pastas. Onde estas bibliotecas ficam “fisicamente”? Simples, as bibliotecas ficam dentro da estrutura de pastas do usuário que está utilizando o computador, conforme a imagem abaixo:

Estrutura de Pastas do Usuário

Estrutura de Pastas do Usuário

Como podem ver, existem outras bibliotecas além das que mencionei. Esta é a maneira usada pelo Windows para agrupar ou organizar os diversos tipos de arquivos que você pode ter em seu computador.

O Windows Phone trabalha exatamente com o mesmo conceito mas de uma maneira mais restrita, afinal, estamos falando de um smartphone, um dispositivo móvel com capacidade inferior a um computador de mesa. Os arquivos, quando salvos no smartphone, são armazenados em suas respectivas bibliotecas. Estas bibliotecas, por sua vez, somente podem ser acessadas pelos aplicativos que tratam o respectivo tipo de arquivo. Por exemplo, seus arquivos de música ficarão todos armazenados na biblioteca musical e serão acessados pelo Zune (Xbox Music para Windows Phone 8) ou qualquer aplicativo para ouvir música. A organização dos arquivos de músicas é feita através das tags (informações armazenadas dentro de cada arquivo) pertinentes aos arquivos deste tipo (artista, álbum, música, gênero ou listas).

Desta mesma forma são tratados os arquivos de imagem que são organizados de maneiras diferentes e apropriadas (data, captadas pela câmera, álbum do facebook, álbum do skydrive, compartilhamento do twitter, etc…).

E como não poderia ser diferente, planilhas, textos, apresentações e PDF são armazenados na biblioteca de Documentos e abertos pelos respectivos aplicativos que os editam (Excel, Word, PowerPoint, Adobe Reader).

Todos os arquivos podem ser armazenados nas bibliotecas locais do Windows Phone, assim como na sua nuvem SkyDrive.

Sabendo de tudo isto, agora quero falar sobre os arquivos compactados. Este assunto tem causado um grande número de reclamações porque falta entender o conceito.

“Se alguém enviar um e-mail contendo um arquivo compactado, consigo abrir este arquivo no meu Windows Phone?”

Certamente que vai conseguir, não só abrir, como manipular cada arquivo compactado separadamente. Recomendo que faça este teste para que possa compreender na prática.

1. Crie, no seu computador, uma pasta contendo:

  • 1 música
  • 1 arquivo do Word
  • 1 arquivo do Excel
  • 1 arquivo PowerPoint
  • 1 arquivo PDF
  • 1 foto

2. Agora compacte esta pasta com todos estes arquivos. Procure não exceder 25Mb para que esta tarefa não seja muito demorada;

3. Envie este arquivo como anexo por e-mail para uma conta configurada no seu Windows Phone;

4. Agora abra sua caixa postal no Windows Phone e receba o e-mail;

5. Abra o e-mail e toque sobre o arquivo anexo para que seja baixado em seu smartphone;

6. Depois de baixado, toque novamente no anexo e uma tela nova será aberta com o nome do seu arquivo compactado e, logo abaixo, uma lista dos arquivos existentes e seus respectivos tipos representados por uma imagem antes do nome de cada um. Isto significa que o Windows Phone abriu o arquivo compactado e já acessa os arquivos sem que você precise fazer o processo de descompactar. Agora você já pode fazer o que quiser. Pode abrir qualquer um deles, salvar no seu smartphone, compartilhar na sua rede social, enviar para o SkyDrive, abrir a imagem e usar de papel de parede, enfim, pode fazer o que desejar.

Então, como pôde perceber, os arquivos são tratados de uma maneira transparente, sem que você tenha qualquer conhecimento aprofundado para tratar suas imagens, músicas, vídeos ou documentos.

Espero que eu tenha conseguido explicar este conceito e fazer você entender que as operações no Windows Phone são muito simples e intuitivas. Que o Windows Phone pode ser tudo o que desejar, inclusive um telefone!

Quem quiser comentar, fique à vontade. Terei o maior prazer em esclarecer qualquer dúvida que tenha ficado.

Abraço e até a próxima!

Atualizando informações (25/07/2014)

Devido ao grande número de perguntas recorrentes, os comentários deste artigo foram desabilitados. O artigo é muito claro em relação ao tratamento de arquivos de mídia no Windows Phone que deve receber um gerenciamento de arquivos na versão 8.1

Até lá, não é possível salvar anexos de e-mail contendo áudio ou vídeo. Caso o arquivo esteja compactado (zip), aí sim o Windows Phone permitirá abrir o arquivo compactado e salvar cada item em sua respectiva biblioteca.

 

81 Respostas para “Arquivos no Windows Phone

    • Marcio,

      No Windows Phone não temos arquivos executáveis como conhecemos no Windows. Todo aplicativo no Windows Phone é um arquivo com extensão XAP e que é exclusivo do ambiente Windows Phone. Esta é uma maneira de garantir a segurança do seu smartphone, fazendo com que ele somente execute programas desenvolvidos para ele. Estes aplicativos só podem ser baixados através da loja Microsoft para Windows Phone.

      Algumas pessoas arriscam fazer o desbloqueio do smartphone para que consiga executar estes arquivos XAP diretamente sem que tenham sido baixados da loja. Particularmente eu não recomendo esta prática porque coloca em risco a garantia do smartphone e a qualidade dos aplicativos desenvolvidos e aprovados pela Microsoft para serem executados corretamente no seu Windows Phone.

      Em resumo, somente a loja da Microsoft pode lhe fornecer aplicativos (executáveis) feitos para Windows Phone. Os demais arquivos (compactado, planilha, texto, apresentação, PDF…) podem ser abertos nativamente pelo Windows Phone dentro dos procedimentos que descrevi neste artigo.

      Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida, Marcio.

      Abraço!

      • Obrigado. Já usei IOS no começo, mas depois de uma briga na justiça contra a Apple desisti. Desde então tenho usado com muita euforia o Android, por anos. Hoje comecei a usar o Windows Phone 8. Gostei na maior parte, mas a falta de liberdade me incomodou um pouco. Eu queria mesmo era poder fuçar ele e ir procurando os arquivos. Mas ainda estou no começo. No geral achei interessante. Ainda tenho dois smarts e um tablet Android. O que é ruim em um sistema, tenho de bom no outro.

        • Veja bem, eu sou suspeito para falar do Windows Phone, mas tive a oportunidade de lidar com iOS e Android, tanto como usuário final, como desenvolvedor de aplicativos. Desde o lançamento do Windows Phone “Mango” resolvi conhecer a plataforma sendo usuário e depois passei a desenvolver aplicativos. É uma diferença muito grande. São conceitos diferentes.

          Esta falta de liberdade que você cita é um “vício” cultural. Quando “fuçamos” em nosso desktop e acessamos as pastas dos arquivos de sistema, é exibida uma mensagem de alerta e, por padrão, esta pasta sempre precisa de permissão do administrador. Se alteramos algum arquivo ou apagamos, o sistema operacional pode parar e aí começamos aquela conhecida maratona em fóruns ou acabamos fazendo, o que de certa forma adoramos, a formatação e instalação do Windows novamente. Agora imagine fazer isto no smartphone… Se minha irmã, por exemplo, fuçar nos arquivos e danificar ou apagar qualquer um deles e o smartphone travar, certamente ela vai ter grandes problemas, vai se aborrecer e, certamente, trocaria por outro smartphone ou voltaria para o bom e velho feature phone.

          Hoje os smartphones são capazes de fazer tantas coisas que acabamos esquecendo que ele é, além de tudo, um telefone e que não pode correr o risco de ficar travando. Falando em travar, quem teve um Android nas mãos que nunca travou? Sempre trava e só melhorou depois da chegada dos “super-processados”. Bem, mas isto já é outra história…

          Espero que esta nova experiência que você está vivendo com Windows Phone traga mais benefícios do que dessabores, mas sempre mantenha os olhos abertos para uma nova perspectiva.

          Abraço e obrigado por inaugurar os comentários deste artigo!

          • Gostei demais da duração da bateria do meu Nokia Lumia 620. Também achei a câmera muito boa, não esperava um celular com essa qualidade pelo preço que paguei.
            Mas agora estou decepcionado com a loja de aplicativos. Não acho nada do que quero… E quando acho é pago! Acabei de descobrir que nem vou conseguir assistir filmes nele sem converter os formatos. Passei um filme em avi e não acho nenhum player que toque. Achei um que diz tocar, mas custa quase 10 reais. E pelos comentários nem funciona.

          • Marcio, uso muito arquivos WMV e MP4 para rodar no Windows Phone. Basicamente tudo que roda no Zune ou na aplicação desktop para sincronizar o Windows Phone vai rodar no seu smartphone. Mas tenho algumas sugestões interessantes para contornar estes casos de incompatibilidade.

            1. Freemake Video Converter para converter arquivos entre diversos formatos, inclusive baixar do youtube. Utilize este para seu desktop ou notebook.

            2. GetThemAll é um aplicativo para Windows Phone que vai baixar os vídeos diretamente no seu smartphone.

            Quanto aos aplicativos pagos, você vai encontrar de tudo, assim como no Android e iOS, mas lembre-se de 2 coisas:

            1. Você tem aquilo pelo que você paga, afinal alguém gastou horas, dias, semanas ou até mais para pesquisar e desenvolver algo. Acredite, é uma profissão como qualquer outra. Conhece algum advogado que trabalhe de graça? Algum engenheiro que projete uma planta e assine a responsabilidade pela obra de graça? Eu não confiaria minha defesa a um advogado “free” e nem a construção da minha casa a um engenheiro “free”… Desenvolvimento de aplicativos é a mesma coisa… Estudamos anos e nos dedicamos para criar coisas boas. Claro que picareta tem em todo lugar, mas é outra história.

            2. Aplicativos gratuitos servem para divulgar o trabalho de uma empresa ou para esperar chegar a um grau de maturidade aceitável e depois ser cobrado. Aplicativos bons e gratuitos são os desenvolvidos pelas empresas que são donas do negócio (Nokia, Microsoft, Submarino, Buscapé, etc…) mas eles têm outro interesse em lhe oferecer um aplicativo gratuito, que é fazer você consumir os produtos e serviços deles.

            Abraço e sucesso.

          • Minha nova frustração é com respeito aos contatos e ao discador. Não existe um organizador de contatos simples, que não misture tudo com o meu extinto Hotmail? Estou acostumado a editar os números antes de ligar, por que não consigo isso no Lumia? Existe um discador melhor, e que armazene meus contatos (só meus contatos de celular), e que registre as chamadas, e que deixe eu editar o número antes de ligar?

          • Desculpe mas eu não entendo o motivo que o faz editar um telefone antes de ligar para ele.
            Um dos grandes destaques do Windows Phone é o HUB de Contatos que permite reunir os contatos de todas as suas contas cadastradas em um único lugar.

            Quando você cadastra uma conta do Facebook, por exemplo, seus contatos aparecem junto com os contatos do telefone e assim acontece para cada conta que você cadastra no smartphone.

            Caso você não queira que estes contatos apareçam no seu hub, vá em “configurações”, menu “aplicativos”, “contatos” e “filtrar minha lista de contatos”. Selecione os contatos que deseja ver no hub e pronto…

            Não esqueça que, assim como o Android, o Windows Phone tem uma conta como base para tudo. Se pretende ficar na plataforma sugiro que você se organize melhor em relação aos contatos da sua conta Hotmail ou crie uma nova e substitua no Windows Phone, pois não se esqueça que ela lhe oferece o SkyDrive também que é outro recurso importante.

            Veja aqui os recursos que você pode dispor do seu Windows Phone:

            Aprendendo a utilizar você vai ver que não existem frustrações, amigo. Só alegrias.

            Abraço.

  1. Opa xará, rsrs Excelente post, entretanto o windowsPhone ainda tem alguns gaps no sistema – não sei se por ignorância minha, por usar o sistema a pouco mais de 1 semana – por exemplo, editar uma palavra no meio arrastando o “cursor” sem usar o corretor automático, ás vezes tem palavras que não foram adicionadas ao dicionário e você errou, e precisar apagar toda ela e escrever de novo. Eu estou gostando muito do sistema e ele está pegando uma robustes incrivel.

    • Oi Andrei! Obrigado pela visita e quem te deu o nome tem muito bom gosto! 🙂
      Bom, vamos lá… Uma semana de experiência com Windows Phone é muito recente para assimilar tantas novidades que este novo conceito nos proporciona. Trabalho com esta plataforma (usando e desenvolvendo) a quase 2 anos e as novidades nunca param de chegar. As próximas atualizações serão fantásticas e muito ricas porque atendem o que a maioria vem pedindo, tanto para Nokia quanto para Microsoft.
      Quanto à sua dificuldade, é verdade. Estamos acostumados a fazer estas correções facilmente com um mouse, mas posicionar o cursor entre 2 letras com o dedo em uma tela sensível ao toque e muitas vezes nos movimentando não é uma tarefa tão simples. Sendo assim, resolveram marcar toda a palavra e consideram que é mais rápido escrevê-la novamente. Faça um teste e vai ver que tocando a palavra ela será selecionada inteira, podendo expandir a seleção para frente ou para trás. Depois basta apenas escrever o que deseja e será substituído.
      Quando você seleciona a palavra que quer corrigir, normalmente o sistema já mostra sugestões de correção. Caso não apareça é porque está utilizando um dicionário de outro idioma ou, se for um aplicativo de terceiros, não foi implementado o recurso de dicionário.
      Se já está gostando do Windows Phone, então aguarde as próximas atualizações! Vai ficar ainda mais incrível!
      Qualquer coisa em que eu possa ajudar é só me procurar.
      Abraço!

      • Eu andei mexendo e se eu deixar o dedo pressionado a palavra ele seleciona ela toda, e se eu continuar pressionando aparece um cursor de texto no meio da tela pra eu posicionar aonde eu quiser… funciona mas podia ser mais pratico haahahaha msm assim bom saber que ele tem essa função xD abcs

  2. Meu caro, concordo plenamente com todas argumentações, gostei bastante do seu tutorial, explicações e exemplos. Estou extremamente satisfeito com o Windows Phone, posso até estar equivocado nesta questão, as a minha escolha pelo Windows, vai além de Android ou iOS, é desde a época de programação, em que surgia uma dúvida imensa entre Windows ou Linux, Mas enfim, a minha escolha foi sempre a mesma, pela questão de estar cada vez mais simplificando as coisas de uma forma super confortável. Mas a grande questão deste comentario é somente uma dúvida mesmo. Pois, eu entendi que o sistema do Windows Phone, assim como no Desktop faz uma seleção automática das pastas e seus respectivos arquivos, Porém, eu fiz um dowload de um cd pelo 4 shared, o explorer me mostrou o arquivo descompactado, mas depois de fechar a aba, eu nao mais consegui encontrar esses arquivos, certamente ele deveria ir pra biblioteca, no meu caso é um Lumia 520 com a versão WP8, entao minha biblioteca é gerenciada pelo Xbox, enfim, este cd não consegui encontrar no menu de midia. Poderia me esclarecer sobre isso ?

    • Oi Danilo,
      Existe uma questão a ser fechada ainda. Você fez o download de um CD pelo 4shared diretamente no Windows Phone, então qual era o conteúdo? Era MP3 ou algum arquivo reconhecido nativamente pelo WP?
      É importante saber porque arquivos não reconhecidos são sempre baixados em uma área temporária, da mesma forma como ocorre com anexos de e-mails. Os anexos somente são armazenados nas bibliotecas quando você abre cada um deles e solicita para “salvar no telefone”. Este processo, não sei lhe dizer o motivo, não está acontecendo com arquivos do tipo música e vídeo.
      Se o conteúdo do CD não foi reconhecido, provavelmente foi salvo nesta área temporária. Observe se o espaço livre diminuiu após esta operação.
      Existem suspeitas de que estes arquivos desconhecidos acabam “se perdendo” nesta área temporária, apesar de a Microsoft não se manifestar sobre este assunto. Existe uma grande mobilização de pessoas pedindo que seja implementado um gerenciador de arquivos igual ao que conhecemos. Se a Microsoft ouvir estes pedidos como têm feito com os últimos, acredito que seja realmente implementado.
      Entre no Features Suggestions e colabore votando também.
      Independente de qualquer coisa, vamos conversando sobre o assunto.
      Abraço

      • Eai cara, valeu pelo breve esclarecimento, como vc bem falou, o explorer mostra a pasta com os arquivos ja extraidos, e inclusive eu consegui reproduzir um deles, mas depois nao encontrei mais os arquivos. Em relaçao a um gerenciador acredito ate ser desnecessario, tendo em vista que eles criaram o armazenamento em nuvem, que inclusive estou tendo uma certa dificuldade. Repare bem, eu instalei o skydrive no meu pc e aqui no leu dispositivo, upei um cd novamente, arquivos de audio, formato mp3, porem, quando eu acesso esta pasta do meu dispositivo, eu nao consigo fazer o download dos arquvos, com fotos e outro tipo de arquivos sim, mas de audio nao, ele n me dá a opçao de baixar agora e/ou download. O que pode estar acontecendo ? Depois que vc responder essa, ja tenho outra duvida. Abraços meu brother, desde ja fico muito grato.

        • Exatamente Danilo,
          Eu fiz alguns testes aqui com o SkyDrive no meu dispositivo e, pelo que entendo, o problema está no “player” que não possui o recurso de fazer o download para o dispositivo. Você percebeu que, com imagens, existe a opção e este é um recurso do “viewer”.

          Agora só nos resta saber se a Microsoft fez isto propositalmente ou se trata de um bug a ser corrigido.

          Na minha opinião, o SkyDrive deveria oferecer a opção de baixar qualquer arquivo da nuvem para o dispositivo, assim como ocorre no desktop. Isso dispensaria a necessidade de um gerenciador de arquivos no dispositivo. Entendo que o uso das bibliotecas são suficientes no WP e que a maneira de organizar e catalogar em cada biblioteca é o mais sensato.

          Estou pensando seriamente em fazer um artigo sobre a utilização do SkyDrive e integração Desktop x Dispositivo.

          Quanto à sua outra dúvida, é só mandar.

          Abraço.

          • Que bom que vc tem acompanhado efetivamente as funçoes e como desenvolvedor tem uma visao mais especifica, como eu tinha dito e vc confirmou, se a ferramenta do skydrive tivesse a funcionalidade 100% sem distinçao de arquivos, seria dispensavel um gerenciador. Pois, o meu outro problema que tento resolver desde ontem é referente ao aplicativo do facebook, porque eu configurei pra me notificar na tela de bloqueio, o outlook,whatsapp,sms e tal, aparece direitinho, mas o face se eu tiver 10 mensagens no inbox e/ou alguma notificaçao que fui marcado em alguma publicaçao qualquer, ele nao mostra nada. O que poderia ser ? Algum erro do próprio aplicativo ?

          • Sim Danilo, neste caso acredito que seja um problema do próprio aplicativo, pois os demais exibem normalmente. Esta última atualização do Facebook está com alguns problemas, então acredito que logo seja lançada uma nova atualização.

          • Tranquilo irmao, desde já te agradeço mesmo, ja estou cadastrado no FAQ da Microsoft, estarei acompanhando e colaborando para o aprimoramento dos Softwares, se quiser me adicionar, tá aí meu e-mail, é o mesmo do face e WhatsApp 71 8313-7419
            Abraços. Não tenha dúvidas que qualquer problema irei recorrer a você. rsrs

          • Excelente! Quando criei este blog, a ideia foi oferecer mais um canal para esclarecer dúvidas e postar notícias sobre tecnologia. Vou ver se crio um formulário para receber sugestões de assuntos que as pessoas sintam necessidade de obter mais informações e, como estou envolvido direto com esta área, talvez seja mais fácil ajudar.

            Abraço!

  3. Boa noite!
    Sempre fui um adebito aos produtos MS sem dúvidas alguma, porém sinto falta sim de um Gerenciador de arquivos por exemplo, quando recebo um vídeo ou gravo um usando o whatsapp e ou quero enviar os que tenho no celular. Não existe a opção de localizar como o antigo n95 8gb que tanto no próprio aparelho ou PC era facilmente localizado.
    Por Ventura é algo que devo aprender, o que seria e como?

    Valeu, um forte abraço!

    • Max, o grande problema tem sido arquivos de mídia (áudio e vídeo). Pelo que notamos, este recurso não existe para estes tipos de arquivos no Windows Phone. Só nos resta saber se é uma falha a ser corrigida ou se é a intensão da MS.

      O mesmo ocorre se você tentar baixar estes arquivos de áudio e vídeo no SkyDrive para o dispositivo. Não existe esta opção.

      Vale votar neste link para reforçar o pedido de um gerenciador de arquivos ou que seja permitido compartilhar estes arquivos.

      http://windowsphone.uservoice.com/forums/101801-feature-suggestions

      Não sei se acompanhou todas as conversas acima, mas vale conferir…

      Mesmo assim estou muito confiante em relação ao WP… principalmente com o que está para chegar com a versão 8.1

      Abraço!

  4. Bom dia Andrey,

    Comprei meu primeiro celular faz quase um mês, um lumia 520 e estou muito contente com a escolha! Mas o gerenciamento de arquivos é um problema que venho enfrentando faz tempo.
    Entendi bem seu post e toda a questão da praticidade do Windows Phone, mas não me encontro nem entendendo.
    O problema é o seguinte: Baixei um .rar pela internet, o navegador do Windows Phone, e agora quero pô-lo no SkyDrive.

    Você poderia me ajudar?

    • Oi Caroline,

      Quando você baixou o arquivo, não sei se perguntou se desejava abrir na hora. Se perguntou, o ideal seria abrir, ver o conteúdo e gravar os arquivos nas respectivas bibliotecas. Digo isso porque o arquivo deve ter ido para uma área temporária que você não consegue acessar se o arquivo não estiver associado a um aplicativo. Um bom exemplo são os anexos de e-mails recebidos. Estes anexos ficam armazenados nesta área temporária até que você exclua o e-mail.

      Como o arquivo foi simplesmente baixado da internet sem estar associado (anexado) a outro aplicativo, provavelmente se perdeu. Este sim é um problema que a Microsoft deve corrigir (se já não corrigiu) com as atualizações GDR1, GDR2 e GDR3 (todas da Microsoft) que ficarão disponíveis para o seu dispositivo gradativamente via OTA (On The Air), ou seja, seu dispositivo vai te avisar quando ela estiver disponível.

      Vou fazer um teste aqui idêntico ao que você me passou e volto pra dizer o que houve.

  5. entendi td q vc falou Andrey, agora me diga como apagar os arquivos baixados que nao executam no windows phone 8 ? exclui 2 arquivos xap grandes e eles continuam ocupando espaço no sistema …

    • Anthoni,

      Os arquivos XAP somente podem ser utilizados quando instalados através da loja ou através do SDK. Ambas permitem que você remova o XAP fazendo a desinstalação padrão do aplicativo ou game.

      Caso contrário, estes arquivos vão para a área de arquivos temporários onde o usuário não tem acesso. Pelo o que eu acompanho no Windows Phone, a versão 8.1 resolverá este problema limpando esta área temporária.

      Se você não quiser esperar, poderá restaurar o smartphone para o estado original de fábrica e reinstalar seus aplicativos através do http://www.windowsphone.com usando a mesma conta cadastrada no smartphone. Lá você vai encontrar o histórico de compras e poderá solicitar a reinstalação remota de qualquer aplicativo sem nenhum custo adicional.

      Espero ter ajudado.

  6. eu fiz isso ja foi restaurado e limpou mesmo mas ae instalei os outros arquivos, mas atraves do programinha que isntala o xap la mesmo desistala atraves do ID, Descobri agora isso heheh, o problema é q arquivo q deu erro ele tava jogando p o celular e ficando inacessivel ,mas ja resolvi com um recovery, valeu obrigado pela atenção.

  7. ainda uso o Symbian, mas já estou preocupado com esta limitação,pois já gerencio todos os meusarquivos direto no smartphobe e sem a necessidade de um pc, e se eu receber um arquivo compactado em .rar, .7z, ou até mesmo .tar? E se eu for baixar direto da internet, pelo 4shared por exemplo? e quanto a pasta “Outros”? E outros formatos de videos, imagens, documentos e audio?
    Faço isso tudo e mais um pouco no meu Nokia 701, e vejo q vou sofrer um pouco na falta de liberdade no WP8, sou um usuário avançado, sei como as coisas funcionam, mas nem sempre vou ter um pc por perto pra me salvar…

    • Gabriel, obrigado pelo comentário.

      Esta madrugada acabei de receber um comunicado da Microsoft informando que o Gerenciador de Arquivos foi implementado no Windows Phone 8.

      Isso significa que logo teremos uma atualização com esta funcionalidade disponível.

      Hoje você consegue abrir um arquivo compactado e salvar o conteúdo desde que seja um tipo de arquivo reconhecido pelas bibliotecas do Windows Phone (imagem, vídeo, música, PDF ou arquivos do Office). Não sei como eles implementaram o gerenciador de arquivos, mas acredito que resolva todas as dificuldades existentes para usuários avançados.

  8. Bom dia, Andrey…obrigada pelo artigo…Acabei de adiquirir um nokia lumia 520 e estou com uma duvida…quando transferi meus contatos do telefone antigo via bluetooh, eles não ficaram salvos e não encontrei a pasta de destino…pode me ajudar?

    Sobre a transferencias de arquivos via email que citou no artigo, serve tbm para transferidos via bluetooh? eles ficaram salvos no office?

    • Jéssica, se o seu dispositivo antigo for um Nokia, recomendo utilizar a ferramenta própria para transferir seus contatos para seu novo Nokia. Caso contrário, enviar os contatos por Bluetooth pode não funcionar corretamente, uma vez que se o arquivo gerado não for reconhecido pelo Windows Phone, poderá ficar perdido em uma área de arquivos temporários. Uma maneira simples de fazer a transferência, nestes casos, é copiar todos seus contatos do dispositivo antigo para o SIM Card (chip) e depois, coloque o SIM Card no seu Lumia 520 e copie todos os contatos para o smartphone.

      Feito isto, entenda que, a partir de agora, seus contatos ficarão hospedados não somente no smartphone, mas estarão na nuvem da Microsoft, associados à sua conta. Você poderá complementar facilmente os dados dos contatos acessando http://www.live.com e entrando com sua conta Microsoft. Será aberto no Outlook, mas basta clicar no canto superior esquerdo (na seta para baixo ao lado de onde está escrito “Outlook”) para escolher “Pessoas” e fazer as manutenções desejadas. Quanto mais informações, melhor, por exemplo, se informar no contato do seu amigo um e-mail Microsoft ou Facebook, automaticamente você passará a receber as atualizações deste seu amigo, suas alterações de foto do perfil, posts, etc…

      Qualquer contato alterado, inserido ou deletado pelo smartphone vai refletir na nuvem diretamente ou vice-versa.

      Agora se você está tentando migrar seus contatos de uma conta Gmail para uma conta Microsoft, recomendo que utilize a ferramenta de importação de contatos existente em http://www.live.com na sessão “Pessoas”. Lá você terá a opção de importar contatos de qualquer outra conta que tenha (Facebook, Gmail, Linkedin, etc…) ou até mesmo de um arquivo externo.

      Espero que tenha ajudado você a levar seus contatos para seu novo Lumia 520 e se precisar de alguma ajuda é só escrever. Abraço.

      • Muito obrigada Andrey, o meu aparelho antigo é um motorola simples…fiz um teste e enviei apenas um contato via Bluetooth, e este consegui salvar em meus contatos, mas qdo enviei todos os contatos, recebi normalmente em meu WP mas não consegui encontra-los para salvar…de alguma maneira os contatos que foram recebido pelo WP ocupa a memória do meu celular tem como apagar?

        • Jéssica, se o seu Motorola for Android, provavelmente seus contatos estejam na sua conta Google e podem ser importados da maneira como expliquei. Caso contrário, o melhor mesmo é usar o CHIP para levar os contatos do dispositivo antigo para o novo, afinal, fazer um por um ninguém merece… 🙂 Não esqueça de conferir cada contato depois disso porque o CHIP guarda somente o nome e telefone. Complemente as informações dos seus contatos quando estiverem na conta da Microsoft e, a partir deste momento, fica tudo mais simples de fazer. Quanto ao espaço consumido pelo arquivo transferido pelo Bluetooth, não se preocupe. Após você fazer todas as atualizações recomendadas no seu novo Lumia 520, os arquivos temporários serão apagados automaticamente.

  9. Olá Andrey, meu nome é Randolfo, conheci o seu site hoje e gostei bastante, irei continuar a seguir as postagens mas tenho uma duvida, vi no histórico de atualizaçãoes http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp8/basics/windows-phone-8-update-history e vi que existe 3 atualizações, a última de n°3 o sistema operacional são da Versão SO: 8.0.10501.127, 8.0.10512.142 ou 8.0.10521.155* que é a atualização de numero 3, e vi que meu nokia lumia 520 está na atualização 1, Versão SO: 8.0.10211.204 , então lhe pergunto a atualização nº3 não estará disponível para o lumia 520. Aguardo resposta. Agradeço sua Atenção

    • Obrigado Randolfo! É sempre uma grande satisfação!
      Os lotes de atualizações são diferenciados porque precisam levar em consideração os componentes utilizados em cada modelo e lote. Por isso uma atualização pode não ser igual a outra mas no final das contas, todos dispositivos com Windows Phone terão as mesmas funcionalidades e correções. No seu caso, pode ser que as somente a atualização 1 seja necessária. Outro ponto importante é que não soltam uma atualização para todos os dispositivos para evitar excesso de tráfego na rede e nos servidores, afinal, estamos falando de uma quantidade expressiva de dispositivos no mundo. Fique tranquilo porque seu Lumia 520 acabará recebendo todas atualizações necessárias. Forte abraço.

    • Olá José,
      Não consegue abrir os anexos? Para abrir é necessário tocar no anexo uma vez para que ele seja baixado no seu smartphone e, depois de baixado, outro toque para que ele seja aberto. Somente será aberto se for um arquivo reconhecido pelo Windows Phone. Outra coisa importante é certificar-se de que há espaço suficiente na memória interna pois os anexos são baixados na pasta temporária para a visualização. Se não houver espaço suficiente o arquivo não será baixado e, consequentemente, não será aberto.
      Temos um grupo no Facebook com diversas pessoas que tem Windows Phone e se quiser vir, será bem-vindo no https://www.facebook.com/groups/windowsphone.group/

  10. bom dia!!! tenho o nokia lumia 620, gostaria de saber como eu faço para apagar as chamadas que ficam gravadas la na lista de “recentes”, porque mesmo apagando o historico de chamadas ela aparece la nas recentes . é possível apagar?

  11. .Acredito que vc não tenha entendido a pergunta. eu gostaria de saber como apagar uma pessoa dessa lista no aplicativo Pessoas na lista recentes quando faço uma chamada, o nome da pessoa aparece também nesse aplicativo, consigo apagar o registro na lista de chamadas mais nessa lista de pessoas recente o nome não sai.

    • Acho que agora entendi sua dúvida… Os contatos recentemente utilizados não há como remover (ao menos não até agora). Mas se não estou enganado são 8 pessoas que ele exibe. à medida que você enviar SMS, e-mail, ligar ou qualquer outra maneira de contato com outras pessoas, automaticamente esta pessoa indesejada sai da exibição, dando lugar aos contatos mais recentes. Realmente não está relacionado ao histórico de ligações, pois é um controle a parte do WP. Excluir o contato também resolve rsrs

  12. Boa Noite,Andrey!! Tudo bem,cara?
    Meu questionamento é o seguinte: Ao baixar um arquivo do Gmail,eu não o acho no zune..pra que pasta pode ter ido? Meu celular é um Omnia W …O arquivo abre apenas se eu clicar no anexo(ou seja, teria que manter o e-mail na caixa de entrada sem exclui-lo para poder abrir o arquivo..obvio).Documentos tipo bloco de notas e videos(arquivos que testei) foram pra uma pasta avulsa,mas fotos,o celular me da a opção de baixar assim que clico no anexo….

    Como você poderia me ajudar?

    Abraço,se cuida!!

    • Paulo,
      Apesar deste artigo já estar um pouco ultrapassado, ainda valem as regras de que arquivos anexos reconhecidos pelo Windows Phone 7 (wmv, mp3, jpg, png, entre outros) são abertos e salvos nas respectivas bibliotecas normalmente.

      Arquivos zipados são abertos e dada a opção de salvar o conteúdo individualmente em cada biblioteca, desde que sejam reconhecidos pelo WP7.

      Arquivos que não tenham uma biblioteca padrão (que não sejam documentos do office, músicas ou imagens), são armazenados em uma pasta temporária (e inacessível). Também havia um problema porque esta pasta não era limpa e muitos começaram a ter problemas de espaço interno.

      Estes problemas foram todos corrigidos no WP8 e usuários do WP7 precisam, infelizmente, ter alguns cuidados como, por exemplo, não salvar arquivos anexos que não sejam reconhecidos pelas bibliotecas do WP7. Nestes casos eu recomendo que utilizem o OneDrive (antigo SkyDrive) para armazenar estes arquivos sem comprometer o espaço interno do dispositivo.

      Espero ter ajudado na sua dúvida e que dê continuidade na sua experiência com WP8 (recomendo Nokia sempre).

      Abraço!

  13. Entendi…A questão agora é,como faço para fazer downloads dos arquivos(fotos videos) pelo onedrive através do meu WP 7.8 ? Coloco os arquivos pelo pc,mas quando vou tentar fazer download pelo celular(no ondedrive) ele não me da essa opção….Saberia como proceder?

    OBS: por gmail,não é possível de fato ter acesso a NENHUM ANEXO que é baixado..testei MP4,MP3,foto,ele baixa mas vai para essa pasta inacessível que você mencionou..O jeito é fazer(se der) downloads dos arquivos pelo Onedrive,mas é possível?

    (Segue me perfil do Facebook caso esteja disponivel para conversamos mais sobre o WP):
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100006416083647

    Obrigado pela ajuda e paciência!

    • Vamos lá… Vamos partir do princípio de que as pastas em nuvens existem para não sobrecarregarmos nossos dispositivos e mantermos nossos arquivos seguros para acessarmos a qualquer momento. Note que você consegue ver todos arquivos do OneDrive, compartilhar qualquer um deles mas somente consegue fazer download de imagens, correto? Isso pressupondo que imagens sejam para você personalizar seu Windows Phone, então é possível baixa-las. Vídeos podem ser abertos diretamente da nuvem para sua visualização e fazer download de vídeos é um pouco contraditório se considerar que você estará usando seu 3G ou 4G… Qualquer documento do Office pode ser editado diretamente na nuvem. Então, entendemos que o OneDrive é uma extensão de armazenamento do smartphone. Qualquer arquivo mais “pesado” a ser colocado no dispositivo é recomendado que seja feito pelo software de sincronização com o PC. São estes conceitos que precisam ser entendidos para evitar problemas de má utilização da rede de celular e preservar o espaço interno do seu smartphone. Ao contrário do Android que não possui qualquer tipo de cuidado com estas coisas, o Windows Phone foi concebido para atender uma plataforma móvel.
      Resumindo, abra os arquivos diretamente do OneDrive e otimize o espaço interno do seu smartphone. Mantenha nele apenas arquivos indispensáveis. Desta forma você também estará seguro em casos de perda ou roubo. Sei que abrir um vídeo pela rede 3G é uma piada de mal gosto no Brasil, mas lembre-se que estes dispositivos foram feitos partindo da premissa de que a rede de dados funcione corretamente como na Europa e EUA. Então, se é difícil abrir um vídeo usando a nossa rede de dados, imagine fazer o download dele…

  14. Verdade…Ou seja,só consigo ver meus videos no onedrive se estiver na internet e isso é uma limitação se tratando de 3G….Vi um artigo hj que fala como fazer download do Onedrive (mas o artigo data de 2012 kkk ) mas não consegui baixar…usei o GetthemAll (que tbm não sei se só da pra ver video por ele se estiver na net..nao testei ainda)

  15. Bem, vamos lá:
    Eu baixei um arquivo .zip e ele foi armazenado na memória do telefone.
    Agora eu não consigo encontrar ele em nenhuma pasta, poderia ajudar?
    Lumia 520

    • Oi Kleber,
      Conforme explico neste artigo, você poderá abrir um arquivo zipado até mesmo diretamente dos anexos no e-mail, poderá manusear os arquivos dentro do zip, baixar cada um deles separadamente desde que sejam reconhecidos por uma das bibliotecas do Windows Phone. Mas se tentar baixar qualquer arquivo desconhecido pelas bibliotecas (e o zip não se encaixa em nenhuma delas), automaticamente será enviado para a pasta de arquivos temporários. Esta pasta é inacessível porque o conteúdo dela é para uso interno do sistema operacional. O que pode ser feito agora, após a atualização Black é limpar esta pasta para ganhar mais espaço interno.

      Sendo assim, abra o zip e guarde os arquivos separadamente. Explico passo-a-passo neste artigo.
      Abraço

      • Fiz esse procedimento e não deu certo cara.
        Baixo e na hora de abrir pede pra instalar um app e mesmo assim quando clico no arquivo dentro do e-mail ele simplesmente não vai.
        Se esse for o único jeito acho que vou ter que dar um reset.
        Se tiver mais algo por favor ajude.

        • É o procedimento que venho fazendo e funciona normalmente. Se tiver Facebook, entra no nosso grupo e coloca isso em pauta. Vamos ouvir outras opiniões… Por mais que eu conheça WP, não sei tudo… O link está na coluna esquerda em Serviços… Te vejo por lá…

    • Paulo, testei o link agora mesmo. Basta clicar sobre “Windows Phone Group” e você será direcionado para a página do grupo no Facebook. Solicite sua participação no grupo e tudo certo…

  16. não consigo usar as fotos que passei do computador para o Windows Phone no perfil do whatsapp, ao editar a foto, só aparecem as que foram tiradas da própria câmera do celular.. será que pode me ajudar?

    • Viviane, isto me parece um problema no aplicativo. Vou te pedir que entre no nosso grupo do Facebook e compartilhe esta dificuldade. Certamente alguém saberá ajudar ou passou por este problema.

      O link para o Windows Phone Group está neste blog, coluna esquerda, na seção Serviços.

  17. Em primeiro lugar, obrigado pelo texto. Venho do Android e acredito que ele, ios e WP são bons, cada um com características específicas. Com relação ao gerenciador de arquivos, me faz muita falta. Precisei por mais de uma vez mudar nome de arquivos e não pude, programas como whatsapp não tem permissão para acessar biblioteca de vídeo para anexar em conversar (apenas os vídeos compartilhados de uma conversa para outra) e o principal problema, arquivos recebidos por Bluetooth. Recebi vários vídeos por Bluetooth em mp4, e simplesmente não aparecem em lugar algum, nem nas bibliotecas, nem buscando no pc, removi o cartão para fazer uma busca e nada, nem no próprio telefone, na busca avançada do Windows. Uso a versão 8.1 e já vi o mesmo problema relatado por usuários de versões bem mais antigas.
    O sistema é bom, mas deixa a desejar nesses pontos.
    PS: E pra o pessoal entusiasta do sistema, o WP trava sim, menos que Android, mas não é essa perfeição que alguns alegam quando comparam com o Android. Como disse no início, os três sistema são bons, cada um com suas características.

    • Oi Bruno. Obrigado por escrever.
      Realmente o gerenciamento de arquivos no WP não é e duvido muito que seja igual ao que a maioria se acostumou no Android e no próprio Windows. O conceito é outro no smartphone e acredito que este gerenciamento fique sempre no OneDrive. Arquivos que “somem” ficam na pasta de arquivos temporários e não são acessíveis, podendo apenas limpar com o WP8. Quanto aos travamentos, em 2 anos utilizando WP constantemente não tive este problema. Manuseio frequentemente Lumia 800, 610, 520, 920, 1020 e 1520 sem nenhuma ocorrência de travamentos, até o momento. Sou desenvolvedor e já trabalhei com todas as plataformas mobile. Tecnicamente WP é a plataforma melhor projetada, junto com o iOS. Porém, considerando os dispositivos, custo e produtividade de desenvolvimento, WP está à frente do iOS, tanto que abandonei as outras plataformas e me dedico exclusivamente ao WP. O problema do WP era uma questão comercial e que agora foi resolvida sendo disponibilizado gratuitamente para os fabricantes com dispositivos de até 6 polegadas. Vamos ver como o mercado reage nos próximos meses.

  18. Olá,
    Baixei um arquido pdf anexo a um email.Congiso abrir pelos aplicativos do celular,normalmente. Mas como faço pra passar ele pro PC? Ele não aparece na pasta “Documentos” do celular… Tenho um Lumia 920
    Desde já agradeço

    • Olá João,

      Fiz um teste agora mesmo antes de te responder, pois tenho o hábito de abrir anexos apenas para ler quando necessário no smartphone. Se eu preciso salvar, sempre faço isso do meu desktop.

      Se você tiver o Adobe Reader no seu WP, verá que todos os arquivos abertos ficam na lista Recent Viewed (recentemente visto) e mesmo apagando o e-mail eles continuam disponíveis até que você decida limpar a lista dentro do próprio Adobe Reader.

      Infelizmente não consegui salvar no OneDrive porque a opção não apareceu, mas o meu é WP7, então pode ser que no WP8 seja melhor esta opção.

      Se você não conseguir salvar pelo smartphone, terei que concordar que ainda está faltando melhorar este recurso dos anexos nos e-mails.

  19. Só estou decepcionado com aplicativo Vault no sistema Windows Phone, pois para o sistema android ele é perfeito: oculta as ligações, sms, fotos e vídeos com 100% de confiança. Agora só gostaria de saber por que quando foi refeito o aplicativo pro sistema WP ele só oculta fotos e vídeos, por que não ter todas as opções que para android funcionam perfeitamente?

    • Cleber, nestes casos eu recomendo que entre em contato com a empresa que desenvolveu o APP. Faça a reclamação, questione… Normalmente eles respondem. Precisa saber se os recursos não foram implementados por falta de conhecimento do desenvolvedor ou se por alguma restrição do WP. A maioria dos casos que tenho acompanhado o problema é a falta de conhecimento do desenvolvedor na plataforma WP.

  20. Olá Andrey , eu sempre tive um grande problema com meu lumia 520 e nunca consegui resolver , passo videos do meu pc para o celular e vai pra pra Músicas + video , só que lá não tem opção de mandar o video pro Whats App , nem por bluetooh , nem nada , apenas excluir e fixar na tela inicial , 😦

    • Nana, quanto ao Whatsapp, é um problema do próprio aplicativo que é limitado pelo Windows Phone. Estas funcionalidades provavelmente estejam disponíveis com a atualização oficial para WP8.1 que deve chegar em junho / julho. Até lá, não há muito o que fazer. 😉

  21. O autor trata hábitos consagrados pelo uso como simples vícios culturais ou incapacidade dos usuários mais avançados de compreenderem certos “conceitos”. Essa atitude não é das mais honestas.

    • Rodrigo, se eu não fosse um profissional idôneo e honesto, seria mais fácil ignorar seu comentário e não publicar, mas você tem uma opinião e merece meu respeito, assim como vou pedir que respeite o meu blog e minha opinião.

      Já trabalhei com as 3 principais plataformas (iOS, Android e Windows Phone), e escolhi uma delas porque, tecnicamente, me agrada mais. Não obrigo ninguém a utilizar Windows Phone e, pelo contrário, estou aqui para esclarecer como a plataforma funciona. Se não agrada, então volte para sua plataforma de origem, pois é isso que eu sempre digo. O que você pensa, felizmente, não representa a maioria dos casos, pois se assim fosse, Windows Phone não estaria aumentando a fatia no mercado a cada trimestre como tem acontecido.

      É uma plataforma nova e que vem melhorando muito a cada atualização. Meu foco não é denegrir a imagem do Android, mas esclarecer os recém chegados à plataforma Windows Phone. Muitos pedidos desde o lançamento do WP7.1 foram atendidos no WP7.5 e agora novos recursos forma implementados no WP8, assim como boas novidades estão presentes na próxima atualização WP8.1

      É uma questão de tempo (pouco tempo) para haver uma consolidação da plataforma que, na minha opinião, só tem o iOS fazendo frente à qualidade proposta pela Microsoft no WP.

      Quanto aos usuários avançados que você citou, certamente um usuário avançado consegue enxergar o que expliquei neste artigo e compreende quando digo “novo conceito” e “questão cultural”. A grande questão da transferência de arquivos por Bluetooth, por exemplo, não existirem na plataforma desde o começo e nem mesmo o gerenciador de arquivos, foi simplesmente para impedir uma quebra de segurança do próprio usuário até que fosse possível oferecer estes recursos com total segurança (o que já é oferecido no WP8.1).

      Pessoas que me seguem aqui ou no Twitter é porque compartilham e se sentem confortáveis com as informações que passo a respeito da plataforma. Vou sempre ajudar quem precisar de esclarecimentos no WP, mas aquele que prefere se apegar a outras plataformas e não gosta de conhecer algo novo e nem aceita uma opinião divergente, peço que, por favor, não me siga, pois este público não agrega valor algum a nenhum tipo de comunidade.

      Boa sorte, seja lá com o que for, mas aqui, neste blog, o autor tem total liberdade para esclarecer assuntos dos quais tem propriedade para escrever.

      • Meu comentário não está ligado a você saber ou não do que está falando. O problema é sua postura, assim como a de outras pessoas ligadas à microsoft, de tratar as críticas da comunidade como incapacidade de compreender a proposta.

        • Mas por que eu deveria tratar de outra maneira, quando a pessoa realmente não compreendeu a nova proposta?

          A Microsoft criou um novo conceito para utilização de sistema operacional para dispositivos móveis e, a partir desta proposta inicial, vem fazendo ajustes de acordo com o que os usuários vêm solicitando, desde que não prejudique a questão de segurança.

          Assim sempre foi com usuários iOS que são bem maduros, ao contrário dos usuários Android que estão mal acostumados a terem tudo o que pensam ser melhor para eles e a Google dá sem se preocupar com questões de segurança e performance. Prova disso é a exigência de dispositivos com grande processamento e memória para compensar a arquitetura do Android e isto é um FATO. Discutir arquitetura com usuário flat é inútil, então que cada um continue com sua preferência, pagando pelas suas escolhas, mas não vou tratar esta questão como se fossem crianças mimadas, onde tenho que dizer somente aquilo que querem ouvir.

  22. Boa tarde!

    Andrey,

    Estou com uma dúvida referente ao meu WP.

    Quando preciso ligar para alguém, não consigo editar o n° na tela no momento da ligação.

    Por exemplo: Quero ligar a cobrar para alguém, entro nos meus contatos e só consigo ligar para essa pessoa se decorar o n° e ir no teclado ou se editar o meu contato, alterando o contato.

    e se o n° estiver cadastrado na minha agenda e eu decorar o n° e discar ele não registra o n° que eu disquei nas minhas chamadas recentes, ele automaticamente identifica o contato e registra somente o contato, não o número.

    Tem alguma forma de resolver isso ou é isso mesmo que wp faz por enquanto?

    att, Jéssica

    • Jéssica, o Windows Phone não edita números no ato da ligação se fizer parte dos teus contatos cadastrados. Neste caso, sugiro que, antes de tocar no número para ligar, toque e segure até aparecer o menu de contexto com a opção “copiar”. Selecione “copiar” e abra o discador, digitando o prefixo da ligação a cobrar e, em seguida, colando o número copiado.

      Outra alternativa, caso isso seja constante, é cadastrar o número a cobrar como um segundo telefone do seu contato.

  23. Olá.
    A minha dúvida é a seguinte como editar números antes de fazer um ligação….o amigo marcio já. Havia perguntado mais não explicou o motivo….como não tenho um plano pos pago com nossa operadora…e sim pré Pago, nos acontece de acabar o credito e termos que retornar “à cobrar” ou enviar “me liga”….a questão é: não se pode editar um numero sem salvar o mesmo ????acho muito falho termos que andar com um papel e caneta na mão para escrever o numero q queremos digitar ( tem que ter memoria muito boa pra gravar na mente um numero de celular na hora de discar com um numero a cobrar por exemplo)…será. Que não tem um geito de fazer essa edição Sem mexer diretamente o numero do contato ?
    Grata

  24. Oi Audrey,
    Minha questão é parecida com a da Caroline. Abri o Hotmail, baixei um arquivo de vídeo (formato MP4). O arquivo provavelmente ficou salvo em uma pasta temporária e inacessível. Eu quero salvar o arquivo em outra pasta, mas não há opção para isto. O arquivo não aparece na Biblioteca do Xbox Video, nem das imagens, nem em lugar nenhum! Para acessar o arquivo MP4, tenho que voltar ao e-mail e abrir. Eu quero simplesmente poder acessar o arquivo na biblioteca de imagens, sem ter que cavucar meus e-mails atrás daquela bendita mensagem… Como fazer?

    • Thiago, existem algumas restrições ainda nesta questão. Até onde estou informado na Microsoft, muitas melhorias no gerenciamento de arquivos estão contempladas no WP8.1 que deve estar para ser liberado nas próximas semanas. Vale à pena aguardar porque, além da central de notificações, virá o gerenciador de arquivos.

  25. Minha duvida e a seguinte. Recebi um email no meu Windows Phone 8.1 com um vídeo em anexo. Como posso salvar esse vídeo? Quando clico no vídeo a opção salvar aparece desabilitada. Ai não consigo salvar para enviar via email ou outro recurso decompartilhamento.

    • Fernando, desde a versão WP7, não é permitido salvar anexos de mídia. Somente quando se tratar de um arquivo compactado, conforme explico no artigo.

Os comentários estão desativados.