Gestão corporativa em TI

Gosto de pensar que existe um ciclo a ser cumprido dentro de cada trabalho realizado e que, ao término deste ciclo, alcancei todas as metas propostas desde o início.

É necessário trabalhar desta forma, pois o mercado de TI é muito volátil e as necessidades mudam muito em um curto espaço de tempo. Por esta razão é importante definir claramente os objetivos a serem cumpridos dentro deste ciclo. Claro que novas necessidades surgem durante a trajetória e devem ser consideradas para que a empresa se mantenha no curso proposto e atinja seus objetivos dentro do melhor cenário tecnológico atual.

Hoje uma empresa deve estar inserida no contexto atual de conectividade, afinal, falamos de informação extrema, onde todos têm acesso imediato a qualquer informação necessária ao desempenho do seu trabalho. Em pleno cenário onde “a nuvem” tornou-se o verbo do momento, não se admite processar algo em lote. Não se pode disponibilizar a informação somente no dia seguinte, quando ela já foi processada nos últimos cinco segundos! Afinal, vale a máxima que diz: “Informação é poder”.

A informação não é somente poder, mas também é o diferencial exigido pelo mercado em qualquer que seja o segmento. Um gestor de vendas, por exemplo, precisa saber o que está acontecendo na rua “neste exato momento” para que possa refinar sua estratégia e, se necessário, alterar as regras a qualquer momento sem envolver a área de TI, ou seja, que a área comercial tenha autonomia. Afinal, a Tecnologia da Informação é responsável por prover ou obter as informações da maneira mais rápida e eficiente possível e que estas informações sejam fiéis em sua apresentação ao gestor de negócios da área, assim como à operação.

Acho engraçado quando algum gestor vem até mim e pergunta se ele pode alterar determinadas regras ou atualizar as informações a qualquer momento. Certamente que sim, afinal ele é o responsável pelas informações pertinentes à sua área. Ele é o dono da informação e não eu. Por isso meu trabalho é fazer com que ele obtenha estas informações imediatamente e possibilito que ele as trabalhe como for melhor para sua área. Assim como é meu trabalho fazer com que as regras que ele determinou estejam disponíveis para o outro lado na mesma velocidade.

Claro que tudo tem um limite e para controlar isto existem as credenciais. Cada gestor cuida das informações pertinentes à sua área de negócios somente e, alterar estes dados, será ou não permitido desde que não haja uma “regra corporativa” que impeça esta alteração, caso interfera em outras áreas.

Assim considero a área de TI da empresa como uma área de segurança da informação. Normatizar e democratizar o acesso à informação respeitando determinações previamente estabelecidas por todas as áreas envolvidas. O Gestor de TI é como um poder judiciário que atua de acordo com as determinações do legislativo.

Por isto que, ao iniciar um trabalho, pergunto o que é desejado pela empresa e em quanto tempo ela espera obter os resultados. Quero entender qual a necessidade real para que a tecnologia possa satisfazer os anseios da empresa. Determino o cenário atual e projeto o cenário futuro de acordo com o que a empresa espera. Em outras palavras, a empresa diz “o que” precisa e TI determina o “como” será feito. Tudo isto desenhado dentro de um ciclo, conforme expliquei no começo desta conversa, para que seja facilmente demonstrado que os anseios da empresa foram satisfeitos e que novas necessidades sempre vão surgir durante o caminho. Por este motivo que as metas devem ser sempre muito objetivas e o ciclo curto sempre ajuda a analisarmos os resultados com mais clareza.

Um pouco sobre metodologia

Impossível falar a respeito de gestão em TI sem comentar sobre metodologias e projetos. Eu comecei a escrever aqui mas o assunto acabou ficando extenso e merece um post exclusivo que eu vou publicar logo mais.

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