Meu novo Windows Phone

Alguns colegas do Windows Phone Group no Facebook pediram um pequeno guia de recomendações para os novos adeptos, então vamos lá.

Escolhendo o dispositivo ideal

Hoje existem diversos modelos com Windows Phone e, antes de qualquer comentário, o ideal é saber qual deles corresponde às suas necessidades.

Eu gosto de separar em macro grupos de finalidade onde temos os usuários corporativos, gamers, artísticos, sociais e, por fim, aqueles que só utilizam telefone e SMS.

Certamente você deve estar enquadrado em algum destes grupos, mesmo que não queira admitir. Então preste atenção porque definir como será sua experiência com Windows Phone vai depender da sua escolha. Vou sempre estabelecer o mínimo de recursos para cada grupo, considerando o melhor custo-benefício e deixar para que opte por dispositivos mais caros de acordo com seu gosto (e bolso).

Corporativos

São pessoas que utilizam smartphone para business, ou seja, vão precisar estar conectados o tempo inteiro, precisam de uma boa autonomia da bateria e se o assunto for game, preferem gastar o pouco tempo livre que têm para jogar em um Xbox One.

Vou tratar dos smartphones Nokia porque é a empresa que lançou o maior número de dispositivos com Windows Phone para vários segmentos e mantém a melhor performance no mercado com este sistema operacional. Sendo assim, a Nokia começou com os Lumias 710 e 800, considerados smartphones para high-users, deixando as empresas sem qualquer opção para compras em grande escala. Depois de muitas conversas com a Nokia, houve o lançamento da linha Lumia 610 que teria um custo inferior, porém, menos memória (256 Mb) e sem recursos mais apurados como ClearBlack e resolução de vídeo aprimorada. Seria o smartphone para rodar aplicativos corporativos sem objetivar games. Hoje, esta linha foi substituída pelos Lumias 510, 620 e 625.

Sendo o Lumia 510 o smartphone mais barato para iniciar a experiência básica com Windows Phone e o Lumia 625 difere pelo maior tamanho de tela, melhor resolução e rede LTE. O Lumia 620 difere por ter o NFC.

Dentro do segmento corporativo estes 3 dispositivos atendem com perfeição. Maiores detalhes eu sugiro que façam a comparação entre eles no próprio site da Nokia, utilizando a ferramenta de comparação de dispositivos.

Gamer

Este é o usuário mais exigente e que, muitas vezes, adquire o pior dispositivo para o seu propósito. Um console de game, assim como os portáteis, são dispositivos 100% dedicados ao programa que está rodando (o jogo). Nenhuma outra atividade é priorizada, portanto o dispositivo pode dedicar todos os seus recursos para este propósito. Estamos falando de alta disponibilidade, exigência de memória, processamento lógico e gráfico avançados, além de capacidades de armazenamento elevadas, afinal, quanto espaço ocupa um único jogo top de linha?

Sendo assim, vamos ao dispositivos mais cobiçados do mercado Windows Phone que são os Lumias 920, 925, 1020 e 1520. Não vou falar de custo-benefício porque estes dispositivos são verdadeiras máquinas ambulantes. Os outros Lumias são muito bons e você pode compara-los ao melhor carro nacional que você considere. Agora pegue seu melhor carro nacional e coloque em um circuito oval contra um Koenigsegg. Estes Lumias que citei acima são profissionais e os considero pelo seu poder de processamento, memória interna, armazenamento, processamento de vídeo, tamanho de tela e resolução. Isto é o que importa para um amante dos games. Qualquer outra compra vai acabar decepcionando algum dia este exigente tipo de usuário.

Artístico

Este é o tipo de pessoa que não abre mão de fazer uma bela foto a qualquer momento. Sem sombra de dúvidas os Lumias 1020 e 1520 são os mais indicados para esta pessoa, principalmente o Lumia 1020 com seus 41 Megapixels.

Não há muito o que dizer, pois são os dispositivos top de linha da Nokia, portanto vão atender a qualquer outra necessidade que tenha.

Sociais

Representam a maior fatia do mercado e qualquer dispositivo da linha Lumia vai atender as exigências deste usuário que precisa estar conectado às suas redes sociais, precisa responder e-mails, desfrutar de bons aplicativos, enfim, não requer nenhuma exigência específica. Resta comentar a respeito dos Lumias 720 e 820 que considero os intermediários. O Lumia 820 basicamente difere por ter 1Gb de memória, câmera de 8 Mpx, AMOLED Display e LTE. Fatores que o tornam melhor do que o Lumia 720 em recursos, mas com uma autonomia menor de bateria. Mas para estas pessoas, todos os dispositivos oferecem uma experiência completa com Windows Phone, desde o Lumia 520 até o Lumia 1520.

Migrados do Feature Phone

Pessoal que começa agora sua experiência com Smartphones e quer conhecer a plataforma Windows Phone, recomendo o Lumia 520. Vão gastar pouco e terão uma experiência completa. Claro que se a pessoa se encaixar em qualquer categoria descrita acima, já fica a dica para não sofrer depois.

Só não recomendo adquirir os antigos Lumias 610, 710, 800 e 900 por não estarem atualizados para Windows Phone 8. Apesar de oferecerem uma boa experiência, você não poderá fazer uso dos novos aplicativos que estão surgindo no mercado.

Detalhes importantes

Muitas pessoas reclamam quando a tela do Lumia quebra quando cai no chão e se demonstram decepcionadas com o Gorilla Glass, mas esta tecnologia indica que a tela é altamente resistente a danos como riscos, principalmente porque vivemos tocando a tela pra todo, colocamos no bolso e etc… Mas não é inquebrável! Quanto maior o grau de dureza do vidro, mais fácil de quebrar com tombos e torções do chassi. Principalmente as maiores telas de 4.8″ a 6″. Portanto, cuidado se você tem o hábito de colocar o smartphone no bolso de trás da calça. Certamente vai quebrar se você sentar.

Outra curiosidade que li no grupo foi a respeito “daquela telinha preta” que muitos preferem por fazer um contraste melhor com as cores vibrantes dos Lumias ou se misturar ao chassi preto. Quem curte este visual, procure por um modelo que tenha a tela ClearBlack. Esta é uma tecnologia que garante o preto absoluto do contraste, inclusive quando o dispositivo está desligado ou com a tela bloqueada.

Qualquer outra dúvida sobre características, escreva aqui para poder ajudar a esclarecer.

Meu Windows Phone chegou! E agora?

Agora falta muito pouco para curtir tudo o que deseja do seu novo dispositivo, mas vamos nos ater a alguns cuidados.

A primeira coisa que eu recomendo é colocar seu novo dispositivo para carregar antes mesmo de ligar pela primeira vez. Não existe mais aquele “efeito memória” dos celulares mais antigos, mas as 3 primeiras cargas são de grande importância para a vida útil da bateria. São 12 horas de muita angústia, eu sei, mas tenha paciência. Depois procure gastar ao máximo a bateria antes de fazer a segunda carga e a terceira. Não precisa esgotar a bateria até ele desligar, ok?

Agora que ele está carregando, providencie todas as configurações da sua conta Microsoft. Se ainda não tem uma conta, então crie.

Aconselho que tenha todos os seus contatos devidamente cadastrados no Hub Pessoas pois será sua lista de contatos oficial no smartphone. Se alguém atualizar os dados e estiver também associado a uma conta Microsoft, por exemplo, estes dados serão atualizados automaticamente no seu smartphone. Veja onde acessar:

tmp1

E tocando esta seta para baixo, surge um menu suspenso com os outros serviços disponíveis, conforme mostro abaixo:

tmp2Agora você já sabe onde acessar os principais serviços e realizar suas configurações. Tudo o que você fizer nestes serviços será refletido no smartphone. Note que você ganha 7Gb de armazenamento no SkyDrive ao criar uma conta Microsoft e que você pode contratar mais espaço se achar necessário.

Ainda há muito o que fazer enquanto seu smartphone carrega. Note no canto superior direito o nome da sua conta e foto. Tocando nela você poderá acessar as configurações de conta e edição do perfil. Você vai configurar a segurança de acesso, associação com outros serviços como Twitter, LinkedIn, Facebook, etc… Também poderá cadastrar um cartão de crédito para cobrança das suas compras na Windows Phone Store.

Acredito que agora sim você terá muitas coisas para fazer e preparar todo ambiente para ligar seu Windows Phone pela primeira vez.

Carga completa… Ligando Windows Phone

Agora sim, vamos colocar a criança para funcionar. Tendo todo ambiente configurado como falamos acima, remova qualquer película de proteção vinda da loja, desconecte ele do carregador e ligue-o mantendo o terceiro botão pressionado até acender a tela ou vibrar.

Você será convidado a informar sua conta Microsoft que acabou de configurar. Após carregar por completo, configure uma rede Wi-Fi para agilizar as atualizações necessárias dos contatos.

Depois disso adicione todas as suas contas que quer administrar pelo smartphone (mais e-mails, redes sociais, etc…), sempre em “Configurações”.

Em “economia de bateria” ative “Sempre ativar Economia de Bateria quando a bateria estiver fraca”. Ative o serviço de localização (GPS) e configure sua tela de bloqueio. Estando em “Configurações”, puxe para a esquerda e terá configurações por aplicativos. Deixe tudo do seu gosto.

Em “contatos”, existe uma opção de “filtrar minha lista de contatos” onde é possível escolher quais as fontes serão consideradas para carregar sua lista de contatos do smartphone. Eu, por exemplo, tenho 9 contas mas só exibo a lista de contatos “Windows Live”.

Em “telefone” também tem uma opção que eu gosto muito, “Mostrar meu número para” (todos, ninguém ou meus contatos). É uma segurança e privacidade que eu prezo muito. Somente meus contatos podem me identificar.

Agora é com você… Recomendo alguns aplicativos mas isso é questão de gosto. Na loja entre nos aplicativos da Nokia e vai encontrar muitos essenciais e gratuitos.

Quanto aos aplicativos, eu confio no Windows Phone Group para trocar experiências e sugerir outros ainda melhores.

Quanto às atualizações, gosto de sempre enfatizar: “Somente faça quando chegar a mensagem da Nokia ou Microsoft para ter certeza que está atualizando com a versão correta para o seu dispositivo, considerando modelo e lote de fabricação.”

Existem outras maneiras para fazer? Sim, existem, mas requer um nível técnico mais especializado e não acho que valha a pana recomendar estes procedimentos e correr riscos desnecessários. Se houver uma atualização de sistema operacional para o seu dispositivo, esteja certo de que ela chegará.

Bem, é isso amigos… Qualquer dúvida é só postar aqui e vamos esclarecendo.

Abraço e divirtam-se com seu novo Windows Phone!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s