Motorola e uma nova perspectiva

Nesta última quarta-feira, 29 de janeiro de 2014, a Motorola Mobility foi comprada pela Lenovo. Afinal, o que isto significa?

Vamos começar pelo fato de que a Google comprou a Motorola a menos de 3 anos atrás por 12,5 bilhões de dólares com a intenção de fortalecer ainda mais a plataforma Android e disponibilizar no mercado dispositivos próprios com um Android puro e por um custo mais acessível. Acredito que conseguiram alcançar este objetivo com os lançamentos Moto X e Moto G.

motorola

No entanto, o balanço vem fechando no vermelho a cada trimestre, abrindo uma lacuna na competência da Google em agregar valor à marca Motorola, fazendo com que a empresa tenha sido vendida para a Lenovo por 2,91 bilhões de dólares a fim de estancar este enorme prejuízo. A compra da Motorola nunca se justificou financeiramente para a Google e acabou fazendo parte de uma lista de projetos abandonados e sem retorno.

Agora a perspectiva da Motorola é outra. Adquirida por uma empresa líder no mercado fabricante de computadores, poderá retomar sua trajetória no mercado de dispositivos móveis e será a porta de entrada da Lenovo no mercado europeu e norte-americano. Esta é a principal justificativa da Lenovo e que, ao que tudo indica, tem tudo para funcionar, assim como ocorreu quando comprou a divisão de servidores da IBM.

Agora ficam as especulações até que toda a transação seja concretizada, afinal, qual será o segmento que a Lenovo adotará para seus dispositivos? Darão continuidade ao Android? Particularmente eu acredito que sim. Mas não deverá ser a única plataforma adotada, uma vez que a Lenovo sempre foi um dos principais parceiros da Microsoft. Considerando que a plataforma Windows Phone vem ganhando espaço a cada pesquisa, certamente teremos dispositivos Motorola (Lenovo) com Windows Phone entrando no mercado Latino, Europeu, Norte-Americano e Asiático (onde a Motorola tem maior expressão).

Com tudo isso fica apenas uma dúvida em relação à Google que não consegue agregar valor a marca e prefere se agarrar às brigas judicias com patentes. Como fabricante de dispositivos, a Google é um bom motor de busca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s