Windows Phone com aplicativos Android

Nestas últimas semanas tenho acompanhado de perto estas notícias e vejo o quanto se especula sobre este assunto tão polêmico.

Vamos procurar fazer uma análise fria deste cenário, onde alguns curiosos acreditam realmente que, através do Windows Phone, será possível acessar a Google Play e instalar qualquer aplicativo.

Internet livre de preconceitos

Sabemos que Google não cultiva uma relação amistosa com a Microsoft e que vem tentando minar ao máximo o crescimento do Windows Phone criando barreiras quando acessamos seus serviços através de um dispositivo com o sistema operacional da Microsoft. Para quem não sabe, o Youtube ficou praticamente inacessível para aqueles que utilizam Internet Explorer 11, sendo de um Windows 8 ou Windows Phone. Na minha opinião, uma estratégia desesperada porque o conceito base da internet é a liberdade que temos de acessar informações de serviços sem a dependência de uma plataforma específica. Google defendeu este conceito de liberdade durante muitos anos e hoje cai em contradição.

x1

Quem ganharia com aplicativos híbridos

A ideia de um aplicativo Android ser instalado em um dispositivo Windows Phone partiu de um projeto que permite criar aplicativos para Windows Phone e fazer a portabilidade tanto para iOS, quanto para Android.

Mas não significa que vamos pegar um aplicativo de uma plataforma e simplesmente sair instalando em outra plataforma. Existem entrelinhas que poucos prestaram atenção.

Percepção do Google

Imaginem pegar a maior riqueza e orgulho do Android, sua loja de aplicativos gigantesca, e abrir para instalar na plataforma Windows Phone. Da noite para o dia, usuários da Microsoft teriam à disposição centenas de milhares de aplicativos. Muito bom para os desenvolvedores que ganhariam um novo mercado. Excelente negócio para a loja Google Play que vai vender para milhões de usuários de outra plataforma. Por outro lado, os usuários vão acabar optando pelo sistema operacional mais estável e com melhor dispositivo.

Percepção da Microsoft

Centenas de milhares de aplicativos desconhecidos rodando na plataforma Windows Phone. Toda a gestão de qualidade e certificação dos aplicativos que a Microsoft vem aplicando cai por terra se isto realmente acontecer. Aplicativos que podem não funcionar corretamente na nova plataforma, afinal, foram desenvolvidos para Android. Financeiramente é um péssimo negócio para a Microsoft porque o dinheiro pago pelos aplicativos da Google Play sequer vão passar pelas mãos da Microsoft. Além de poder “queimar” a imagem dos fantásticos Lumias que têm poderosos recursos das câmeras, pois rodarão aplicativos que não foram feitos para explorar este poder de fogo.

Percepção da Apple

Estou citando a Apple por puro respeito, mas o Windows Phone vem tomando espaço do iPhone e na data de hoje foi publicada a pesquisa do IDC mostrando que o marketshare do Windows Phone já supera o iOS aqui no Brasil e em outros países da Europa. Então a Apple vai se firmar no seu público fiel. Aquele que tem iPhone, iPod, iPad e todos os “i”s que achar bacana. Definitivamente a briga feroz será entre Microsoft e Google.

Misturar tudo vai mal para os negócios

Como perceberam, esse troca-troca de aplicativos entre plataformas de maneira tão escancarada não é bom negócio para nenhum dos lados. Se Google colocou empecilho no Youtube, imagine o que faria para acabar com essa brincadeira de mau gosto. Estou escrevendo este artigo e vendo a página da Nokia mudar para verde, provavelmente preparando o clima para a chegada tão inesperada de um dispositivo Android. Mas como assim?!?

Nokia pode até lançar um dispositivo com Android, mas já deixam claro que não terá acesso à loja Google Play. Talvez quiseram apenas soltar o brinquedinho que criaram durante as dúvidas com a parceria da Microsoft, realmente eu não sei. Mas fica óbvio que não é um projeto a ser levado adiante, uma vez que terá um Android capado e sem acesso à loja. Nenhum sentido nisso.

Lendo as entrelinhas

Existe um projeto que vem ganhando proporções maiores criado pela Xamarin, onde é possível desenvolver um aplicativo na plataforma Windows Phone e criar uma compilação para rodar no iOS, assim como pode, também, optar por criar uma compilação para Android. Esta ferramenta realmente cumpre o prometido e despertou a atenção da Microsoft, afinal, o maior pool de programadores do mercado pertence à plataforma da Microsoft.

Então, um desenvolvedor Windows Phone poderia criar seu aplicativo, publicar na loja da Microsoft e também criar compilações do mesmo para Android e iOS. Este cenário é fantástico para preservar os profissionais na plataforma e permitir que ganhem com o mercado concorrente sem precisar gastar tempo aprendendo nada além do que já conhecem. Microsoft e Xamarin andam bem próximas ultimamente, inclusive criando eventos em parceria e unindo suas plataformas de desenvolvimento. Hoje é possível “conectar” o Xamarin ao Visual Studio da Microsoft, permitindo que o programador sequer precise usar um ambiente de desenvolvimento diferente.

Resumindo, o programador cria um aplicativo para Windows Phone e publica na loja da Microsoft. Depois ele vira uma chave e o mesmo aplicativo está pronto para ser publicado na Google Play. Virando a chave novamente e o mesmo aplicativo está pronto para ser publicado na Apple Store. Conseguem perceber o poder que isto oferece?

Agora estamos falando do inverso. Aplicativos Android rodando nos dispositivos Windows Phone. Se falarmos em fazer da mesma maneira como descrevi acima, isto é completamente possível. Mas não é a baderna como muitos blogs vêm fomentando, como se fosse dar acesso à loja do Google através de um dispositivo Windows Phone. Isto vai depender da empresa dona do aplicativo. Vai depender do desenvolvedor. Quem criou o aplicativo para Android terá a opção de gerar uma compilação para Windows Phone mas, para publicar na loja da Microsoft, terá que submeter o aplicativo e o mesmo terá que ser certificado, como qualquer aplicativo Windows Phone. Quando este aplicativo for publicado, será um aplicativo Windows Phone como qualquer outro. Bom para o desenvolvedor ou empresa que não precisará reescrever todo aplicativo para ter ele publicado em outra plataforma. Este é um ganho imenso se formos considerar aplicativos consagrados do iOS e Android.

Portanto, esta é uma estratégia que incentiva o desenvolvedor que não pensava em aprender uma nova plataforma para ter seu aplicativo publicado. Empolga as empresas que agora não precisam se apegar a uma plataforma. Isto nos leva às mesmas condições do desenvolvimento de Games. Na versão 7 do Windows Phone, para desenvolver um jogo era necessário criar em uma plataforma completamente incomum à plataforma usada pelos grandes estúdios de games como Gameloft, por exemplo. Quando o Windos Phone 8 foi lançado, a plataforma XNA foi substituída pelo DirectX e C++, permitindo que os grandes estúdios pudessem facilmente recompilar seus projetos para Windows Phone. Por isto tivemos um aumento significativo nos lançamentos de games.

Resumindo a conversa

Não há certezas e pode ser que tudo isto que eu defendi neste artigo seja contrariado amanhã, mas estou colocando toda esta especulação através de um olhar mais realista e tentando explicar às pessoas que utilizam seus smartphones sem conhecimento técnico, que os aplicativos de outras plataformas podem vir para Windows Phone, sim. Mas que não será algo tão rápido e direto como muitos estão divulgando. É uma questão muito delicada e que envolvem coisas que não conseguimos enxergar logo de cara, mas se parar pra pensar, quem ganha mesmo com esta manobra é a Microsoft que, além de preservar seus profissionais, atrai novos negócios para a plataforma e aumenta a concorrência interna na criação de aplicativos cada vez melhores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s