Aula 1: XAML uma noção de design

Antes de sairmos falando de lógica de programação, comandos, condições, banco de dados e outras coisas tão importantes, vamos começar a desenhar um aplicativo?

Para que você tenha condições de fazer este treinamento é necessário:

  1. Ter instalado o Visual Studio em seu computador;
  2. Uma conexão com a internet;

Até o presente momento, a versão mais recente e gratuita disponível para download é o Visual Studio Express 2012 para Windows Phone, portanto, será nesta IDE que vamos trabalhar. A conexão com a internet é importante para que possamos utilizar AddOns, plug-ins e demais bibliotecas que vamos precisar durante o treinamento. A Microsoft oferece um ambiente completo para desenvolvermos aplicativos, porém, existem componentes de terceiros que tornam nossa experiência ainda melhor e nos permitem criar interfaces ricas em UX (User eXperience).

Uma boa UX dispensa manuais

Gosto sempre de destacar a importância de criarmos aplicativos respeitando padrões que caracterizam a interface do Windows Phone. Isto é muito importante considerar para que os usuários, ao utilizarem seus aplicativos, sintam-se integrados ao Windows Phone, como se o aplicativo fosse uma extensão natural do sistema operacional. Portanto, respeitar estes padrões, implica, por exemplo, na facilidade de assimilar as funcionalidades do seu aplicativo sem precisar de um manual de instruções, ou seja, o usuário aprende a operar o Windows Phone e os aplicativos acabam sendo intuitivos. Vocês perceberão que existem barras padrões, botões padrões que o próprio sistema operacional utiliza e que são oferecidos para seus novos aplicativos. Assim também funciona o sistema de cores, onde estender a preferência de cores do usuário ao seu aplicativo, faz com que seu aplicativo seja dinâmico e agrade o usuário a qualquer momento. Como sabem, o Windows Phone trabalha com dois temas (claro e escuro) e suas inúmeras cores de destaque.

xaml

Vamos ao XAML

Não tenho muita habilidade para editar vídeos, mas é sempre mais fácil acompanhar o desenvolvimento e toda parte de codificação desta maneira. Espero que seja útil para quem ainda não se localizou neste contexto e que possamos falar de novos assuntos no próximo artigo.

Links importantes

Vou deixar aqui os links que comentei no vídeo e alguns outros importantes para quem está começando a programar para Windows Phone.

Anúncios

2 Respostas para “Aula 1: XAML uma noção de design

    • Obrigado Tiago! Eu farei novos artigos a respeito. Só estou aguardando o lançamento do Windows 10 para que o artigo esteja compatível com as novas mudanças. Foram muitas, inclusive que causam descontentamento de alguns programadores, mas acredito que seja apenas um breve momento de transição. A unificação das plataformas só deve trazer benefícios para desenvolvedores e usuários.
      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s