Reeducação Lógica

O assunto pode até parecer tema de ficção científica, mas faz parte da nossa realidade absoluta e está presente no dia-a-dia de todos. Prefiro ainda trabalhar com a Educação Lógica, foco de toda linha de estudo que venho desenvolvendo, mas ao apresentar esta metodologia para pessoas já formadas, pude perceber que os resultados ainda são impressionantes. Reeducar o pensamento lógico de uma pessoa requer uma série de cuidados que não são necessários com as crianças e vou explicar isto rapidamente mais adiante, mas é extremamente recompensador se pensarmos nas melhorias proporcionadas por esta metodologia.

Alunos-estudando

Um oceano de diversidades

Comecei a lecionar para alunos do PRONATEC em maio deste ano e encontrei uma oportunidade excelente para aplicar um mar de conceitos que venho estudando sobre a importância do ensino da Lógica de Programação. Este é um programa do governo federal que oferece o ensino técnico para pessoas formadas no Ensino Médio e que tem universidades particulares em parceria, onde leciono. São pessoas das mais diversas classes econômicas e condições culturais. Esta diversidade permite compreender que, independente de ser um jovem recém formado, um homem acima dos 50 anos ou uma dona de casa formada no ensino médio a mais de 20 anos, as pessoas assimilam a metodologia de forma muito tranquila e acabam obtendo melhor aproveitamento em tudo o que fazem.

Em outras palavras, trabalhar com estas faixas etárias serviu para comprovar a eficiência da metodologia e da importância em exercitar o cérebro humano a qualquer tempo com atividades simples mas que estimulam e treinam o raciocínio lógico.

Lógica não é apenas para programadores

E tolo aquele que pensa diferente disso. Eu poderia passar horas exemplificando que um bom e rápido raciocínio lógico pode ser a diferença entre viver ou morrer. Raciocinar corretamente e rapidamente são características que nada mais são do que tomar a melhor decisão em poucos segundos (ou fração de segundo). O ser humano vive diariamente situações onde precisa tomar decisões sem que tenha consciência de que está fazendo escolhas. Desde situações banais como as compras do mês, escolha de um carro, trocar o filho de escola e, até mesmo situações extremas como escolher uma ação rapidamente para evitar um acidente no trânsito. Como você pode perceber, em nenhum momento eu falei sobre computação ou linguagens de programação.

É exatamente neste ponto onde quero chegar. Exercitar a Lógica é benéfico para todas as áreas de atuação do ser humano e pode começar a ser trabalhada antes mesmo da alfabetização da criança! Os ganhos são imensuráveis quando aplicada a metodologia adequada e na medida certa, a cada estágio de amadurecimento da criança. Inclusive melhora o desempenho nas demais disciplinas, aumentando o poder de concentração e entendimento.

Juntando o que expliquei brevemente, até aqui, com as tendências tecnológicas da humanidade, onde a programação deixará de ser uma carreira específica e passará a ser um conhecimento natural do ser humano como somar 1 + 1, fica evidente a importância da inclusão da Lógica de Programação na grade curricular desde o Ensino Fundamental.

Educadores preparados

Muitas pessoas acabam fazendo confusão quando falo a respeito deste assunto. Para ensinar pessoas a trabalharem melhor a Lógica não basta coloca-las diante de um computador e passar o mesmo material didático. Trocar cadernos e livros pelo computador vai muito além disso. Requer educadores preparados e conscientes de uma nova didática e novos meios aprendizagem. Criar uma nova cultura em torno do mundo digital para que as pessoas tenham condições de tirar o melhor aproveitamento possível destes recursos.

No Uruguai, por exemplo, fiquei muito surpreso com a maneira com que este assunto é tratado. As crianças da rede pública, no primeiro ano, recebem seu material: um notebook. Este equipamento é dado, juntamente com todo o trabalho de conscientização e ensino de manuseio porque será o único material da criança durante o ensino fundamental. Este é um excelente trabalho de inclusão digital e que vai preparar as crianças para o mundo que as espera, mas, acredite, isto não é o suficiente.

Fornecer um notebook para a criança não significa que está trabalhando seu poder cognitivo e desenvolvendo as habilidades do raciocínio lógico. Um novo conteúdo precisa ser criado e agregado a tudo isso para que a criança tenha, além de se familiarizar com a informática, a Educação Lógica que, na minha opinião, tem maior relevância.

Neste segmento é que entram os novos educadores. Profissionais que ainda precisam ser preparados para lidar com esta educação, esta nova didática. As crianças do futuro têm grande potencial a ser explorado mas sem os educadores necessários, serão como pequenos gênios sem o estímulo correto. Este, certamente, é um dos maiores causadores do desinteresse das crianças pelos estudos. Nossas escolas se tornaram obsoletas e desinteressantes. As crianças não têm mais um desafio porque a atual proposta de educação é fraca demais para o atual poder cognitivo das crianças. Então está mais do que na hora de reformular nossa grade curricular e capacitar melhor as crianças. Aprender matemática, português, história, geografia, química, biologia e demais disciplinas que nos são familiares deixaram de preencher as expectativas dos nossos jovens. Os desafios da nossa moderna vida cotidiana exigem mais de cada um de nós e manter o jovem interessado na escola é a única maneira de garantir que estarão aprendendo o que é correto.

Um projeto sério: Code.org

Desde que comecei minha jornada em levar a lógica de programação para as crianças, poucos projetos interessantes e realmente eficazes eu pude contar. No entanto, quando conheci o pessoal do Code.org, senti que a iniciativa era fantástica. Grandes empresas, aos poucos, passaram a apoiar o projeto, além de grandes personalidades do mundo. Mas o projeto ainda não tinha endereço certo no Brasil e achei um desperdício deixar nosso país fora do projeto. Entrei em contato com os organizadores e me ofereci para traduzir o projeto para a língua portuguesa (pt-BR) e assim demos início ao trabalho sem nenhuma pretensão a não ser disseminar este conhecimento entre as crianças no Brasil.

CodeOrg

Felizmente outras pessoas entraram para a equipe de colaboradores no Brasil e hoje somos a equipe mais intensa e dedicada a trazer todo o conteúdo para o idioma pátrio. Hoje sou coordenador de interpretação e tradução no Brasil, responsável por revisar todo material antes de ser publicado oficialmente. Conto com a colaboração de muitas pessoas e novos coordenadores devem surgir para que o trabalho possa ser dividido e feito com melhor qualidade, mas o importante é oferecer ao brasileiro a oportunidade de estar em contato com esta nova didática gratuitamente.

Deixo o convite para todos que queiram participar e fazer o curso gratuitamente em minha turma aberta especialmente para participantes da internet. Hoje, todos meus alunos do PRONATEC estão inscritos e participam ativamente dos treinamentos e exercícios de lógica que são muito empolgantes e instigam os alunos a querer avançar cada vez mais. Infelizmente a página de inscrição ainda não foi publicada em português, mas vou deixar um passo-a-passo para que possam ingressar.

Acesse através do endereço: code.org/join

Vai surgir uma janela solicitando um código de 6 caracteres para que ingresse em uma turma existente. Informe o código da minha turma: CCSZUU

code-org-cadastro-1

Ao confirmar clicando em “Go”, você será direcionado para uma janela onde deverá preencher seus dados cadastrais, conforme a imagem seguinte:

code-org-cadastro-2

Informe o seu nome completo (que constará no seu certificado, portanto evite apelidos), nome de usuário (que deve ser único, sem espaço ou pontuações), senha e confirmação da senha (que devem seguir os critérios de segurança impostos pelo site), gênero (masculino ou feminino) e sua idade. Em seguida clique em “Register” e se tudo estiver de acordo, você será direcionado para uma janela de dashboard parecida com esta:

code-org-cadastro-3

Pronto! Agora você pode fazer todas as atividades e participar conosco deste projeto no desenvolvimento do raciocínio lógico. Fique à vontade para divulgar e convidar amigos e parentes a participar da nossa turma!

Sei que não é igual às aulas que leciono para meus alunos em sala na universidade, mas estou elaborando algumas vídeo aulas para publicar e compartilhar com vocês o que acontece em sala de aula.

Farei novos artigos para contar a respeito do andamento desta metodologia com os alunos do PRONATEC e me procurem quando precisar.

Abraço e bons estudos!

Anúncios

4 Respostas para “Reeducação Lógica

  1. Pingback: Ponto forte do educador | Andrey Kurka·

  2. Pingback: Reeducação Lógica - Profissionais TI·

  3. Pingback: “Graduação generalista” é desculpa de incompetente | Andrey Kurka·

  4. Pingback: “Graduação generalista” é desculpa de incompetente | FocoTech·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s