Meu Lumia pifou. E agora?

Parecia conto da carochinha porque este foi o meu terceiro Lumia e o sétimo na família sem nenhum problema, mas aconteceu comigo. Meu Lumia 930, novinho em folha, pertence ao maior lote com defeito nos microfones externos. Ótimo, porque agora vou fazer cada passo e testar o suporte da Microsoft. lumia-930

O lote maldito do Lumia 930

Depois de pesquisar muito, cheguei à conclusão de que realmente existe este lote de dispositivos Lumia 930 com um defeito irreparável via software. É um lote bem grande e, ao que tudo indica, somente a partir do lote 01/2015 o problema deixa de existir. Como não descobri isso logo no começo? Simples… Eu sempre uso o telefone da maneira convencional (aparelho na orelha), integrado com o som do carro pelo Bluetooth ou com fone Bluetooth, ou seja, nunca utilizo os microfones externos. Engraçado que nem havia reparado no áudio quando gravei vídeos porque eu sempre edito e coloco trilha sonora, sendo assim, mais uma vez, não sentia falta do áudio de ambiente que seria gravado pelos microfones externos. Como descobri? Usando o Shazam para “escutar” uma música que eu queria muito comprar. Quando o Shazam não conseguiu reconhecer a música (quase impossível), me chamou a atenção. A partir daí, passei a fazer testes e mais testes com Whatsapp, Viber, vídeos, chamadas com viva voz, etc. Realmente não funciona.

Como proceder

Encontrei um monte de pessoas revoltadas, iradas, frustradas, xingando a Microsoft e as assistências técnicas porque o aparelho vai e volta com o mesmo problema. O procedimento é simples. A assistência técnica não vai resolver este problema. Sendo assim, não perca seu tempo tentando resolver este problema do jeito convencional. Resetar o dispositivo não vai resolver também. Uma vez detectado este problema, ligue para a Microsoft com muita calma, afinal, eles estão lá para resolver o problema. Eu digo para ligar porque depois de conversar com o atendimento deles, você vai ficar mais tranquilo. Assim que você explicar o problema e deixar claro que é um problema relacionado ao lote (e acredite, eles sabem disso, apesar de não divulgarem), o atendente pedirá para que você encaminhe o seu Lumia 930 para uma assistência mais próxima, que ele mesmo vai indicar o endereço e telefone, e vai orientar você a informar que se trata de um problema de lote e que deve ser encaminhado diretamente ao Centro Avançado de Reparos (único lugar que pode resolver este problema). Na maioria dos casos o Lumia será substituído por um novinho. Caso seja feito o reparo, relaxe, pois o dispositivo estará nas mãos do fabricante que vai substituir a placa principal. O atendimento na assistência técnica requer um pouco de tempo e paciência (reserve 2 horas para isso) porque são poucas ainda, mas você logo vai perceber que está sendo atendido diretamente pela Microsoft porque os papéis e comprovantes são todos timbrados da própria Microsoft. Além disso, o acompanhamento, nestes casos, é feito diretamente através de canais da Microsoft (vou deixar o link no final).

Aborrecimento

É óbvio que tudo isso sempre aborrece, mas é necessário conduzir todo o processo com muita calma. Transfira seu SIM Card para outro dispositivo até que tudo se resolva. Eu não sei se é possível, mas no papel que peguei tem uma clausula dizendo que você pode solicitar um dispositivo temporário até que o seu esteja funcionando (verifique antes), mas aconselho você a usar um dispositivo próprio mais antigo. Tenha em mente que este procedimento não agrada a fabricante também, porque é dispendioso reparar e atender a todos, mas todas as providências serão tomadas. Então, mais uma vez, respire fundo e mantenha a calma. Eu voltarei a postar aqui, neste mesmo artigo, a conclusão do suporte que a Microsoft me ofereceu. Por enquanto, meu Lumia 930 foi encaminhado para o Centro Avançado de Reparos e tenho em mãos um número que usarei para acompanhar todo o processo pelo site da Microsoft.

Link para suporte

Tudo que você precisa para entrar em contato com a Microsoft está neste link: http://www.microsoft.com/pt-br/celulares/suporte/fale-conosco/antes-de-nos-contatar/

Conclusão (3 dias depois…)

Estou impressionado. Levei o meu Lumia 930 para a Help Cel Nokia Care na sexta-feira (15/05/2015) às 14h com uma previsão de 10 a 15 dias para solução do problema. Hoje, segunda-feira (18/05/2015), por volta das 13h, recebi um SMS da Microsoft avisando que eu poderia retirar o aparelho na assistência técnica porque o problema já estava resolvido.

Eu pensei que fosse maluquice do sistema ou algum engano, então entrei no site da Microsoft e informei o IMEI do meu dispositivo. A mensagem confirmava que o problema estava sanado. Não satisfeito, liguei na assistência técnica e, novamente, veio a confirmação. Meu Lumia estava pronto.

Fui buscar ainda desconfiado de que algo poderia estar errado ou que encontraria o Lumia intacto e com o mesmo problema. Após chegar na loja, não tive tempo de sequer tomar um café e me sentar… Minha senha já estava no painel. Lá estava meu filhote novinho em folha, sem nenhum arranhão e com o relatório final dizendo: “Substituição do conjunto de microfones.”

Acompanhando este relatório, seguia anexo um outro com todos os testes aplicados em meu dispositivo com o IMEI gravado e uma certificação do Lumia Phone Test Application.

Testei e constatei que ficou perfeito! O microfone capta com uma sensibilidade e qualidade incríveis.

Sendo assim, encerro minha experiência com o suporte técnico da Microsoft dando 5 estrelas com muita satisfação! Desde o primeiro contato, até a entrega do dispositivo (inclusive o serviço de aviso imediato por SMS), impecáveis. Então é como eu escrevi no começo deste artigo… Tenham paciência e entendam que a equipe que está lhe atendendo existe para resolver o problema. Já passei por assistências da Samsung, Motorola e LG com um péssimo histórico e, felizmente, tiro o chapéu para o suporte oferecido pela Microsoft.

4 Respostas para “Meu Lumia pifou. E agora?

  1. Que bom q resolverão de primeira, no meu caso já faz 3 meses e não resolveram, aparelho vai e volta com o mesmo problema e mas uns novos,rsrs
    na sema passada finalmente eles trocaram meu lumia 930 de lot 01/15 q tava cheio de problema por um novinho em folha do lot 10/14, q pra minha surpresa vei com o mesmo problema no microfone. Segunda feira vou enviar ele novamente e ver ate quando vai esta novela mexicana entre eu e a microsoft.

    • Victor, realmente é triste quando isso ocorre. Quando um problema aparece no nosso smartphone já é um transtorno ter que levar na assistência, perder nossos dados, ficar dias sem o dispositivo… Enfim, e, depois de tudo, ver que os problemas continuam e voltar a repetir a novela…
      Olha só… quando deram a você um Lumia 930 de um lote inferior a 01/15, seria quase que certo você ter o problema do microfone. Foi o caso do meu… Agora vamos pensar pelo lado positivo… Sabemos que agora pode ser “só” este problema. O meu foi mantido e trocaram todo o sistema de microfones. Ficou muito bom. Teve um leitor que levou impresso este artigo com o smartphone para explicar o ocorrido e, segundo ele, agilizaram o processo… Tenta… Fico aqui na torcida! Abraço!

  2. Antes de comprar o meu lumia 930, li que os lotes mais novos não estavam com problema de áudio. Mas eu comprei em agosto/2015 e ainda assim, meu celular veio com problema. Não sei como localizar o lote, mas a build dele é de 30/04/2015.

Deixe um comentário

