Futuro Microsoft “Mobile”

surface-phone-1

Faz muito tempo que eu não escrevo algo aqui, mas o tempo tem sido meu maior inimigo ultimamente. Na verdade, a falta de informações novas sobre os dispositivos móveis da Microsoft tornou mais difícil postar algo interessante. O fato é:

O que houve com os smartphones Windows?

Muita especulação

Dizem que a Microsoft abandonou a plataforma e desistiu, novamente, do mercado de telefonia móvel. As próprias assistências técnicas confirmam isto para justificar a não cobertura de peças para dispositivos fora de garantia. Estive recentemente em uma das grandes lojas para solicitar reparo de um Lumia 820 e outro Lumia 930. A resposta foi arrasadora: a Microsoft descontinuou o suporte a aparelhos fora de garantia.

Ainda conversando com o funcionário, fiquei sabendo que a empresa está abandonando o mercado e que não há expectativa para o lançamento de novos produtos.

Sendo assim, meus Lumias tornaram-se peças de museu ou sucatas a serem comercializadas aos pedaços para reposição de peças. Será?

Relembrando a última posição no mercado

A Microsoft comprou a Nokia, finalizando o processo em 2015, trocando o nome Nokia dos novos dispositivos, pelo nome da empresa de Redmond. Todo STAFF executivo da Nokia foi demitido e apenas os funcionários da linha de fabricação foram mantidos para que a qualidade Nokia fosse mantida nos próximos dispositivos. O último lançamento foi o Lumia 950 que não veio para o Brasil apesar de constar no portal brasileiro a menção “Em breve”.

Vale esclarecer que o Lumia 950 não foi sequer homologado pela Anatel, portanto não há suporte para ele em nossa rede 4G no Brasil.

Buscando mais informações

Fui atrás dos meus contatos e algumas fontes que sempre deram informações precisas. O que é oficial, sustenta que a Microsoft suspendeu a fabricação dos Lumias e está preparando uma nova linha que deve carregar o nome Surface. Depois de muitas conversas e filtrar informações meramente empolgadas, acredito que não houve abandono da plataforma, mas a Microsoft quis abrir uma lacuna entre dois momentos diferentes. Esgotar os Lumias no mercado e preparar para a chegada de novos dispositivos que prometem uma tecnologia que os descaracterizariam como smartphones.

A fusão das lojas já está concretizada e a plataforma agora é única. Não faria sentido abandonar a plataforma porque, para os desenvolvedores, o ritmo está acelerado e hoje desenvolvemos aplicativos que rodam tanto no desktop, quanto no tablet e smartphone.

Expectativas

mwc2017

Como a Microsoft confirmou a presença no Mobile World Congress que será realizado de 27 de fevereiro à 6 de março de 2017, em Barcelona, espera-se que possa ser apresentado o novo dispositivo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se juntarmos todas as informações com o que eu tenho vivido dentro das mudanças desta plataforma de desenvolvimento, tudo nos leva a um dispositivo que substitua um desktop, notebook, smartphone… Tudo em um único lugar. O sistema operacional já está enxuto e a tecnologia está ao alcance da Microsoft. O Lumia 950 já possui um periférico que permite ligar ele a um monitor ou TV, tornando ele um computador igual a um desktop.

Só nos resta aguardar e torcer para que algo, realmente inovador, seja apresentado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s